8 Dicas Para Te Ajudar a Evitar a Retenção de Líquido na Quarentena

Se você começou a se preocupar nessa quarentena em evitar a retenção de líquido para depois não ter prejuízo, aproveita para anotar essas dicas que vão te ajudar!



A retenção de líquido ocorre no sistema circulatório ou dentro de tecidos e cavidades. Pode causar inchaço nas mãos, pés, tornozelos e pernas.


Existem várias razões pelas quais acontece, muitas das quais não são graves.


A retenção de líquido também pode ser um sintoma de uma condição médica grave como doença renal ou insuficiência cardíaca.


Se você está tendo retenção de líquido repentina ou grave, o ideal é buscar atendimento médico imediatamente.


Mas nos casos em que o inchaço é leve e não há nenhuma condição de saúde subjacente, você pode ser capaz de reduzir a retenção de líquidos com alguns truques simples.


Confira o que você pode fazer para reduzir a retenção de líquido durante a quarentena!



1- Coma menos Sal


O que comemos tem um efeito enorme sobre o edema e a retenção de líquido.


O maior culpado é a ingestão de sal. O sal é uma combinação de sódio e cloreto. O sódio liga-se à água no corpo e é usado para manter a água dentro ou fora das células do corpo.


Estudos descobriram que o aumento da ingestão de sódio pode causar maior retenção de líquido.


Se ingerimos alimentos processados em excesso, é provável que estejamos também ingerindo alta quantidade de sódio.


As diretrizes recomendam que os adultos ingiram não mais de 2400 mg de sódio diariamente, que é cerca de uma colher de chá de sal por dia.


Uma dica é verificar a quantidade de sódio no rótulo de alimentos e bebidas antes de comprá-los. Isso pode ajudar a equilibrar a quantidade do que você está consumindo.


Além disso, é recomendado ingerir quantidade ideal de água para eliminar o excesso de sódio pela urina.




2- Aumente a ingestão de Magnésio e Vitamina B6

O magnésio é um importante mineral que está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas que mantêm o corpo funcionando.


Além disso, estudos vem mostrando que aumentar a ingestão de magnésio pode ajudar a reduzir a retenção de líquido.


Um estudo descobriu que 200 mg de magnésio por dia reduz a retenção de líquido em mulheres com sintomas pré-menstruais.


Boas fontes de magnésio incluem nozes, grãos integrais, chocolate escuro e vegetais verdes. Também está disponível como suplemento.


Já a vitamina B6 é importante para a formação de glóbulos vermelhos e também serve para muitas outras funções no corpo.


A vitamina B6 também demonstrou reduzir a retenção de líquido em mulheres em período pré-menstrual. Os alimentos ricos em vitamina B6 incluem bananas, batatas, nozes e carne.



3- Ingira mais alimentos ricos em Potássio


O potássio é um mineral que serve várias funções importantes. Por exemplo, ele ajuda a enviar os sinais elétricos que mantêm o corpo funcionando. Também pode beneficiar a saúde do coração.


O potássio parece ajudar a reduzir a retenção de líquido de duas maneiras, diminuindo os níveis de sódio e aumentando a produção de urina. Bananas, abacates e tomates são exemplos de alimentos que são ricos em potássio.


4- Evite carboidratos refinados

Outro culpado da alimentação por trás do edema que poucas pessoas sabem é o carboidrato refinado.


Os carboidratos refinados causam picos nos níveis de açúcar no sangue e de insulina.

Quando você tem níveis elevados de insulina, seu corpo mantém o sódio e, por extensão, água.


Reduzir os carboidratos refinados (e todas as fontes de açúcar), pode reduzir o edema não causado pelo excesso de sal.


Combinando uma dieta reduzida de sal com uma dieta reduzida em carboidratos funcionará bem em conjunto para reduzir o excesso de peso da água.



5- Água


Embora o edema seja referido como retenção de líquidos, beber bastante líquido claro, como a água, liberam toxinas e impedem o excesso de acumulação de fluido.


De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, excesso de retenção de líquidos pode causar tensão renal, ou seja, a perda da capacidade dos rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue.


Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.


Portanto, levando água aos rins irá evitar danos desnecessários.


Aumente o consumo de água, que você verá resultados logo, principalmente quem não consome a quantidade correta da mesma.


A quantidade mínima recomendada é de 2 litros de água por dia, mas essa recomendação pode ser maior de acordo com o peso da pessoa, e da atividade física praticada.



6- Aumente a ingestão de fibra


Alimentos ricos em fibras ajudam o corpo a remover toxinas. Frutas e vegetais frescos são ricos em fibras, por isso, nunca deixe com que esses alimentos saiam da sua dieta.


Farinha de aveia, multicereais, chia e linhaça também podem ajudar a diminuir o problema da retenção de líquido.


7- Utilize alimentos e ervas específicos


Alguns alimentos e ervas também podem reduzir aretenção de líquido. Veja abaixo alguns deles:


Dente-de-Leão


O dente-de-leão é um diurético natural, mas seu maior benefício é que ele reduz o excesso de água sem eliminar os nutrientes vitais, como alguns outros diuréticos de venda livre.


Não se esqueça de tomar bastante água potável para evitar a desidratação.


Vinagre de maçã


O vinagre de maçã é rico em potássio, o que ajuda a manter os níveis de sódio sob controle.


Você pode usar este alimento, adicionando uma colher de chá de vinagre de maçã para um copo de água e beber diariamente.


Salsinha


Salsa também é um diurético. Misture folhas de salsa em um copo de água quente e íngreme por 10 minutos. Beba esta mistura uma vez por dia até que o edema seja reduzido.


Urtiga


Urtiga também tem um efeito diurético natural. Você pode tentar tomar um suplemento de urtiga ou preparar chá de urtiga.


Mas lembre-se que para todas as orientações acima um Nutricionista ou Médico Nutrólogo deve ser consultado.


8- Suplementos termogênicos

Os suplementos termogênicos auxiliam no aumento do gasto energético, elevando o número de calorias gastas por dia e colaborando para diminuir a retenção líquida e redução de gordura corporal.


O SINEDROL é um suplemento composto por uma fórmula com 14 ingredientes. Dentre eles a Maca Peruana e o Picolinato de Cromo.


Age como estimulante, termogênico (sem deixar acelerado ou tirar o sono), elimina retenção de líquido, inibidor de apetite e diurético.


Outras maneiras de reduzir a retenção de líquido


Além da questão nutricional propriamente dita, existem ainda algumas formas potencialmente eficazes para reduzir a retenção hídrica. As mais importantes são o gerenciamento do estresse e os exercícios físicos.


O estresse também pode causar desequilíbrios hormonais, e isso pode levar à retenção de líquido. Portanto, é importante seguir técnicas de gerenciamento de estresse como meditação, exercícios de respiração e massagem terapêutica para relaxar e eliminar o estresse.


Exercício físico pode, para algumas, ser o último conselho que querem ouvir sobre retenção de líquidos, mas acredite, funciona.


O exercício físico é uma parte importante para ajudar a diminuir o edema pois estimula a circulação e ajuda todos os sistemas do corpo a trabalhar de forma mais eficaz.


Suar é uma maneira fácil de reduzir a água extra no corpo, além dos benefícios de circulação que o ato de se movimentar oferece.


Tente exercitar por pelo menos 30 minutos, três vezes por semana ajuda a diminuir o edema corporal.


Isso não só irá ajudar a eliminar a retenção de líquido, mas também irá beneficiar em muito a sua saúde.


Conclusão


Retenção de líquido é um problema comum que a maioria das pessoas enfrentam em algum momento de suas vidas.


Uma combinação de dieta, mudanças de estilo de vida, suplementos termogênicos e alimentos diuréticos podem trabalhar em conjunto para aliviar o edema e impedi-lo de retornar.


A principal coisa a se lembrar é que o edema é causado por uma combinação de muito sódio no corpo e má circulação.


Ao reduzir a ingestão de sal e incentivar o consumo de água, o edema tende a desaparecer.


Combinando mudanças de hábitos alimentares, como as que listamos neste artigo, com exercícios físicos e controle do stress, você certamente irá perceber uma grande redução na retenção de líquido.


Contudo, se a retenção ainda persistir um médico deverá ser consultado.


O que achou das dicas? Curta aqui embaixo se você gostou! Anote e coloque em prática essas 8 Dicas essenciais para evitar a retenção líquida!


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